top of page

O que avaliar antes de alugar um apartamento?

Desde o inicio da pandemia temos visto muitos amigos e clientes procurando mudanças significativas na maneira como vivem ou ocupam os espaços... e muitas dessas mudanças tem envolvido a procura de novos imóveis para tomarem-se "lares". Para facilitar esse processo de procura (e encontro!) levantamos alguns pontos importantes para serem avaliados antes de assinar o contrato.


Vamos começar falando dos itens "menos visíveis" e, as vezes, os mais caros em uma possível reforma. É importante estar atento a todos eles para verificar a necessidade de uma possível obra, o investimento de tempo e dinheiro e, se sim, talvez colocar essas benfeitorias ou manutenção na negociação de locação.




O primeiro item não diz respeito ao interior do apartamento e sim ao entorno, ou seja, barulhos externos. Quando não queremos investir em janelas acústicas, mas queremos um pouco de silêncio em casa, vale conhecer muito bem o entorno do imóvel! Sempre sugerimos ir mais de uma vez, em diferentes horários e diferentes dias. As vezes uma rua tranquila de dia, tem um baita agito a noite.

Depois, a elétrica. É super importante verificar as condições elétricas do apartamento, pois esse item pode ter um custo significativo para reforma. Nas nossas visitas SEMPRE observamos das tomadas a, principalmente, o o quadro elétrico. Nos apartamentos novos, claro, é menos provável termos problemas, mas a verdade é que nós aqui somos amantes dos apartamentos antigos (e sei que muitos dos nossos clientes também) e nesses casos não é raro termos que refazer o quadro ou no mínimo fazer algumas adaptações.




Outro item importante é hidráulica. Vale a pena abrir a torneira, deixar a água escorrer e verificar o estado da água. Ainda pensando em apartamentos antigos, já vimos algumas vezes a água sair um pouco escura, o que pode significar que a tubulação é antiga e o ferro está oxidado. Confessamos que não sabemos se isso pode gerar algum risco para saúde, mas seguramente não é muito agradável. Como esse item pode ser realmente trabalhoso e com custo significativo, vale verificar com atenção. Há outros tópicos mais específicos nesse tema, como caimento da água nas áreas molhadas ou pressão da água. Nós nunca vimos isso inviabilizar uma locação, mas se for um problema grave pra você, vale estar atento.


Por fim (dos menos visíveis), as esquadrias! Sugerimos fortemente abrir e fechar todas as janelas possíveis. Em apartamento antigo não raro precisamos fazer algum reparo nelas também... e esse reparo pode ser desde de algo simples até algo complexo que envolve um serralheiro e custos maiores.




Para finalizar, vamos aos itens mais fáceis de verificar ou mais perceptíveis. O mais enfrentado aqui no escritório é estado do piso ou revestimentos das paredes do imóvel. Além de peças quebradas ou questões estéticas, vale verificar o estado do acabamento, se ele está mesmo fixo. Se tiver dúvida (e se uma pessoa mas desinibida, rs), sugerimos dar umas batidinhas no piso ou parede pra verificar. Outro item importante: infiltração e mofo. As vezes o pessoal tenta disfarçar esses itens com pintura, revestimento, mas eu aconselho a ir com olhos clínicos e verificar áreas mais úmidas, cantinhos de janela.


Se tiverem mais dúvidas ou dicas escrevam pra gente!


E contem conosco para realizar o projeto dos seus sonhos, desde a escolha e avaliação do imóvel.

Até breve! Mombá Arquitetura



77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page