top of page

Afinal, por que contratar um escritório de arquitetura?

Atualizado: 6 de out. de 2020


Antes de iniciar uma reforma ou uma construção, em meio a tantos desejos, ideias e possibilidades, muitas pessoas se perguntam: afinal, por que contratar um escritório de arquitetura?


O trabalho de arquitetura pode ser o diferencial entre um projeto bem sucedido e uma obra que não atingiu as expectativas do cliente. O arquiteto é responsável por entender e dar forma aos desejos (muitas vezes ainda vagos) do cliente, conciliando funcionalidade, estética e conforto. Também é responsável por planejar uma obra segura e dentro dos prazos e custos estipulados pelo cliente. Por fim, vale ainda citar que um trabalho bem executado pode aumentar o preço comercial do imóvel.



Abaixo falaremos um pouco sobre esses e outros pontos da importância de ter um arquiteto em sua obra:


PROJETO, PLANEJAMENTO E CUSTOS


O projeto arquitetônico possibilita entender e vivenciar o resultado final da obra antes mesmo de iniciá-la. Assim, através de tecnologias 3D, o cliente pode visualizar todos os detalhes do seu novo espaço, de mobiliários ou cores a questões estruturais. Isso garante resultados mais alinhados com as expectativas do cliente e evita retrabalhos ou erros.


O planejamento e as planilhas (orçamentária e quantitativa) garantem que não haverá desperdício de materiais, trabalhos não previstos e, principalmente, permite uma visão geral dos custos e prazos, garantindo que ambos se mantenham dentro do estipulado pelo cliente.




ESTÉTICA, CONFORTO E FUNCIONALIDADE


Criar espaços confortáveis e alinhados aos valores estéticos de uma família ou uma marca é, sem dúvida, um dos maiores desejos de quem possui um imóvel e uma das principais funções dos arquitetos. Quando falamos em conforto na arquitetura nos referimos a questões acústica, térmica, iluminação, ventilação, ergonomia e bem estar.

Os arquitetos lidam sempre com a relação da vida humana e o espaço construído. Assim, na qualidade de arquitetos, a cada projeto somos convidados a estudar e propor novas relações espaciais, com soluções eficientes para as demandas apresentadas e alinhadas aos desejos e gostos de cada cliente.



VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL


Mesmo que o cliente não esteja pensando na venda no momento da reforma ou construção do imóvel, um bom projeto de arquitetura aumenta a qualidade do espaço e, consequentemente, aumenta o valor e as chances de venda.

Um escritório de arquitetura também poderá assegurar que o imóvel está dentro de todas as normas técnicas, como acessibilidade por exemplo, colocando-o em posição de destaque no momento da venda ou locação.




Podemos concluir que a arquitetura é o caminho mais seguro entre um espaço idealizado e uma obra real. Por isso, é importante que você tenha ao seu lado um escritório que compreenda os seus desejos e possa transformá-lo em realidade, com seriedade e sem dor de cabeça. Assim trabalha o Mombá Arquitetura.

Conte conosco para ajudá-lo na realização do seu projeto!

160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page