Padaria Santú
A Santú é uma marca artesanal que produz um dos alimentos mais antigos e mais consumidos do mundo. Algum palpite? Para facilitar, poderíamos completar dizendo que é também um dos alimentos mais populares nas mesas do povo brasileiro. Sim, estamos falando de pão, ou melhor, de pães.
O nome Santú é uma homenagem a arte de fazer pão e é a partir do entendimento dele como alimento sagrado, histórico e gregário que começamos a desenhar o conceito arquitetônico do projeto.
A padaria artesanal está localizada no bairro de Perdizes, em São Paulo. Uma rua movimentada e com construções mistas: ora uma casinha, ora um prédio, ora um térreo comercial em um prédio residencial e assim segue, alternadamente, configurando uma situação privilegiada na cidade que favorece e explica o alto movimento de pedestres. A fachada da padaria é uma vitrine, que gera curiosidade e convite aos passantes, e a calçada é o próprio “salão”, que apesar de modesto, oferece espaço para estar, esperar, papear e degustar de um cafezinho. O interior do imóvel, além de caixa, é um mergulho no universo da fermentação.
O projeto foi inspirado em antigas mercearias e nas formas sagradas. A fachada evidencia o conceito: a esquadria é marcada por módulos ortogonais, de metal e vidro, e adornada com virtuosos arcos. O vermelho, muito evocado por figuras religiosas e pela nobreza, aqui é aplicado em um tom “queimado” para trazer também proximidade e conforto.