top of page

​                                                  Padaria Santú 

         A Santú é uma marca artesanal que produz um dos alimentos mais antigos e mais consumidos do mundo. Algum palpite? Para facilitar, poderíamos completar dizendo que é também um dos alimentos mais populares nas mesas do povo brasileiro. Sim, estamos falando de pão, ou melhor, de pães.

     O nome Santú é uma homenagem a arte de fazer pão e é a partir do entendimento dele como alimento sagrado, histórico e gregário que começamos a desenhar o conceito arquitetônico do projeto.

 

         A padaria artesanal está localizada no bairro de Perdizes, em São Paulo. Uma rua movimentada e com construções mistas: ora uma casinha, ora um prédio, ora um térreo comercial em um prédio residencial e assim segue, alternadamente, configurando uma situação privilegiada na cidade que favorece e explica o alto movimento de pedestres. A fachada da padaria é uma vitrine, que gera curiosidade e convite aos passantes, e a calçada é o próprio “salão”, que apesar de modesto, oferece espaço para estar, esperar, papear e degustar de um cafezinho. O interior do imóvel, além de caixa, é um mergulho no universo da fermentação.

          O projeto foi inspirado em antigas mercearias e nas formas sagradas. A fachada evidencia o conceito: a esquadria é marcada por módulos ortogonais, de metal e vidro, e adornada com virtuosos arcos. O vermelho, muito evocado por figuras religiosas e pela nobreza, aqui é aplicado em um tom “queimado” para trazer também proximidade e conforto.

         O interior é marcado pelo piso de caquinhos brancos, feito como os antigos caquinhos vermelhos das casas paulistas de década de 40 ou 50. A esquadria interna delimita a área de produção, sem escondê-la: para alegria dos curiosos ou dos entusiastas, é possível ver os padeiros trabalhando e as massas descansando. Por fim, a madeira! Um grande móvel de marcenaria foi projetado para receber os pães, o caixa e os clientes. E aqui cabe dizer: os expositores são bonitos, mas sem dúvida nenhuma, os pães são ainda mais.

       Para aumentar ainda mais a relação com as pessoas, o bairro e a história, a padaria ganha um sino que vez ou outra toca anunciando uma nova fornada quentinha saindo do forno.     

      As luzes internas fazem a padaria se destacar na luz da noite, convidando os passantes a olharem os últimos pãezinhos.

Projeto: Mombá Arquitetura
Tipologia: Comercial
Localização: São Paulo, SP
Ano: 2022
 
Arquitetos Responsáveis: Arthur Mansur e Bruna Louise
Equipe Projeto: Carlos Eduardo e Caco Cruz
Foto: Guilherme Pucci 

 

bottom of page