Casa Motul Brasil
As mudanças de paradigmas acerca das dinâmicas de trabalho e dos espaços corporativos são questões contemporâneas intensificadas em maior grau desde o início da pandemia. Imaginando e projetando o “futuro do trabalho” na Motul Brasil, a marca optou por abandonar a estrutura de escritório convencional em prédios corporativos igualmente convencionais e criar um espaço-casa mais alinhado com os valores da marca.
“Tradição e inovação” são os principais conceitos da marca que guiaram o projeto e a própria escolha do imóvel: um casarão do final dos anos 60, que já foi tanto residência unifamiliar quanto consulado russo. Uma construção robusta, cheia de histórias e potencialidades, assim como a Motul.
A Motul é uma lovemark produtora de óleos e lubrificantes premium para motores, principalmente para o automobilismo e motociclismo. A marca possui 167 anos de história, uma variedade enorme de produtos e fãs pelo mundo todo. A Casa Motul Brasil, sede da marca nas américas, foi desenhada como uma “casa” multiuso com um programa amplo: escritório, showroom, salas de reunião e treinamento, laboratório, área de confraternização e o desejo de criar diversos espaços de trabalho informais.
A fachada principal, com características arquitetônicas residenciais e sóbrias, recebe uma camada de cobogó e um muro verde, gerando vibração, vida e curiosidade àqueles que passam pela Casa Motul, além de garantir privacidade no interior do espaço.
A antiga sala principal da casa transforma-se em showroom, mantendo o caráter acolhedor e confortável de uma boa sala de estar. Muito além de apresentar e expor produtos, o espaço coloca o visitante dentro do universo Motul, brincando sempre cm o tradicional e a inovação. Os antigos quartos foram transformados em salas de trabalho, mantendo a integração e individualidade de cada área operacional da empresa.
A edícula foi a área com maiores intervenções. Um espaço esquecido e subutilizado da casa agora transforma-se na grande copa e na Garagem Motul, com a possibilidade tão desejada pelos clientes de receber - de fato - carros e motos para experimentos e treinamentos. A área externa, muito mais do que um jardim apreciativo, ganha vida como espaço de descanso, de trabalho informal e no principal espaço de confraternização entre funcionários, parceiros e visitantes.
Rompendo com o imaginário de um espaço corporativo previsível e neutro, a busca por espaços marcantes, estimulantes, flexíveis e com o lifestyle Motul se tornou o volante dessa criação. Um dos principais recursos, possível pela própria arquitetura da casa, foi conectar todos os ambientes, fisica ou visualmente, com as áreas externas e dar vida a elas através de vegetação e mobiliários convidativos. O uso de cores, bem como a aplicação de diversas texturas, foi outro recurso importante do projeto.
O terraço, que antes cumpria apenas a função de cobertura da edícula - virou o espaço mais disputado da nova Casa Motul. A área recebeu um grande deck de madeira natural, um novo paisagismo e uma grande arquibancada para confraternização e reafirmação do caráter de time da empresa.
O projeto Casa Motul, nos convida a abandonarmos uma visão funcionalista dos espaços laborais e, mais uma vez, investiga a relação entre arquitetura e bem-estar.